21 de fevereiro de 2011

ANTENA 3 NOS AÇORES 2010 O ANO DO CONTACTO


No ano em que o canal 3 das antenas de rádio da RTP completou 16 anos de vida, fomos finalmente confrontados com o nascimento açoriano da Antena 3, realizando desta forma o pleno de transmissões desta estação em território nacional. Aquele que é o canal mais jovem do grupo, dedica a sua programação fundamentalmente à música e à cultura urbana e contemporânea, privilegiando a nova música portuguesa e a ela dedicando especial enfoque, sendo responsável por alguns dos principais nomes da música made in Portugal das últimas duas décadas.

Sob o slogan ou o lema, a primeira vez é sempre na três, a rádio alimenta um espírito muito irreverente, fortemente alicerçado nas personalidades dos seus apresentadores, alguns deles absolutas referências da rádio e da música moderna no nosso país.
Da programação Antena3, sublinham-se os seus programas de música com espaços de interacção com o público, fazendo uso de todas as plataformas possíveis, assim como a cobertura muito mediática dos festivais de verão, com transmissões em directo e muita reportagem.

Do menu da Antena 3 ainda constam os seus ousados programas de autor, outros de debate, humor, com música nova e com outra para momentos ora mais ritmados ora mais deslizantes. A música é assim, o denominador comum mas serve de trampolim para outras descobertas: novas oportunidades, ambiente, sexo, as dependências e outras áreas que fazem a agenda do público.

Em 2010, por alturas do lançamento entre nós da Antena 3, já era diferente o cenário que encontrámos, contrastante e muito com aquele que foi vivido há 16 anos atrás, a 26 de Abril de 1994, quando a Antena 3 aparecia pela primeira vez no éter nacional.
Actualmente colocam-se outros desafios, que sublinham a vitalidade e o sinal de futuro para a existência radiofónica e o seu desenvolvimento. Novas estratégias de programação, na transição para o digital, perceber o impacto das inovações tecnológicas, compreender os efeitos do marketing da música no mercado português e saber fazer destas novas ferramentas, as lanças para a fundação de uma estação de rádio, nova e vencedora.

Deste cenário partimos para uma harmonização de propostas que pudessem  fazer da participação Açores na marca Antena 3, com arrojo, juventude e qualidade.
Uma pequena equipa, jovem e motivada faz alguns dos programas de produção local que convidam à descoberta de uma realidade diferente mas, sobretudo integrada no seu tempo.
Os Açores do século XXI passam também por aqui.